A nossa casa ocupa um lugar central nas nossas vidas!!!

Homemories

Comprar uma casa, arrendar uma casa ou herdar uma casa, marcam a história pessoal de cada um, que depois se vai construindo com o que fazemos com cada espaço e objeto, porque afinal, as casas contam um pouco da história das nossas vidas.

A forma como decoramos, como organizamos a nossa casa, parece algo muito banal, mas tem mesmo um grande impacto na dinâmica e na qualidade das relações familiares e de amizade, podendo mesmo, ser impactante na nossa saúde mental e física.

A “febre” de ter tudo organizado e decorado como numa revista é uma realidade, e não tem de ser uma tarefa impossível, que vai exigir responsabilidades domésticas muito exigentes, até porque, com o ritmo de vida atual das famílias, as pessoas sentem a necessidade de um lar onde criam Memórias inesquecíveis (Homemories).

As casas têm de ter em consideração dois fatores primordiais:

Realismo - em que casa vivemos, quantas divisões tem, onde está localizada;

Necessidades – se trabalhamos em casa ou fora, horários de descanso e estudo.

As prateleiras milimetricamente organizadas, frascos etiquetados, calças, camisas e casacos ordenados por cores, meias e t-shirts dobradas de forma eficiente, panelas e frigideiras no sítio certo, e uma despensa digna de capa de revista, é algo nos traz uma sensação de paz e bem-estar geral. Procuramos sentir com a organização do espaço ideal, aquilo que desejamos também sentir na nossa vida, paz, serenidade, tranquilidade, organização e controlo.

Ter as coisas em ordem, transmite à maioria das pessoas uma sensação de tranquilidade, que lhes permite organizarem-se e usar isso como ponto de partida para tarefas mais complexas. Por outro lado, para algumas pessoas, isso dá-lhes uma sensação de controlo sobre as suas vidas e ajuda a eliminar sentimentos e pensamentos geradores de ansiedade.

É uma tarefa onde temos controlo, onde podemos executar e ter resultados imediatos. Dá-nos a sensação de dever cumprido, de tranquilidade e de que somos eficazes. Esses sentimentos tendem a trazer-nos emoções positivas ou uma sensação de bem-estar que muitas vezes ansiamos.

As prioridades de cada um diferem, e não há uma resposta linear para este ponto, o investimento em nós próprios está associado a fatores como, auto-estima e auto-imagem. Todavia, a necessidade de viver em ambiente organizado é prioritária para muitas pessoas, é importante haver um equilíbrio para que não haja um descurar de áreas importantes, como seja o nosso auto-cuidado (fazer atividades de lazer, estar com pessoas que gostamos, exercício e alimentação equilibrada) ou o cuidado do espaço onde vivemos.

As casas organizadas permitem-nos ter rotinas mais produtivas e funcionais, permitem-nos estar em paz, harmonia, ganhar tempo, espaço, dinheiro e disponibilidade para o mais importante, VIVER.

Temos de começar por descomplicar e simplificar, retirar de casa o que não usamos há anos, e criar o ambiente com conforto, criar rotinas, fazer aquele pequeno gesto, que já o fazemos tão naturalmente, que já não é uma obrigação, sai-nos com fluidez e sem qualquer carga obrigatória.

As casas não são felizes, nós é que fazemos lares felizes!!

Onde Memórias e Lar se unem num só Lugar!!