Área Bruta, Útil, Dependente e Privativa. Conhece bem as diferenças?

Homemories

Se está à procura de um imóvel, é provável que já se tenha deparado com termos como "Área Bruta de Construção", "Área Útil", "Área Bruta Dependente" e "Área Bruta Privativa", vamos especificar o que cada um destes conceitos significa e qual é a diferença entre eles.

 

A Área Bruta Privativa é a superfície total, medida pelo perímetro exterior e pelos eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício, inclui varandas privativas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício.

 

A Área Bruta Dependente é constituida pelas áreas cobertas de uso exclusivo, mesmo que sejam partes comuns, e mesmo que situadas no exterior do edifício ou da fracção, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício ou fracção. Considera-se então as garagens, as arrecadações, os sótãos ou caves acessíveis, desde que não integrados na área bruta privativa.

 

A Área bruta de construção, corresponde à soma da Área Bruta Dependente e da Área Bruta Privativa.

 

A Área Útil é a soma das superfícies de todos os compartimentos da habitação, incluindo circulações interiores, casas de banho, arrumos, outros compartimentos de função similar e armários embutidos, medidas pelo perímetro interior das paredes que limitam o fogo, descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.

 

É importante entender a diferença entre estas áreas, porque pode influenciar diretamente no valor do imóvel. Por exemplo, se tem interesse em adquirir um apartamento com uma grande varanda, é importante saber se essa área está incluída na área privativa ou se é considerada área dependente. Afinal, isso pode fazer toda a diferença no valor final do imóvel.

 

Agora que já sabe a diferença entre Área Bruta de Construção, Área útil, Área Bruta Dependente e Área Bruta Privativa, pode tomar decisões mais informadas na hora de escolher o seu novo lar. Não deixe de conferir cada um destes conceitos antes de fechar o negócio, e, tenha a certeza de que está fazer um bom investimento!